Thursday, December 6, 2007

ao partilhar, acabei por receber..

Ontem, fui jantar a casa do Frederico Bustorff ( para os Amigos Bustorff, Storyborff, Tostorff, Catrastorff... ).
Foi uma grande surpresa encontrar um Amigo da faculdade no centro de Bruxelas, esta cidade é uma pequena aldeia global, não só pela diversidade cultural, mas pela facilidade em encontrar pessoas conhecidas e, foi este caso, quando por acaso encontrei-me com o Bustorff e descobri que estava a fazer ERASMUS aqui. Por isso, regularmente lá nos vamos encontrando.
Como ainda tinham sobrado alguns queijinhos, chouriços e alheiras trazidos pelas Joanas e pelo Rui, quando me vieram visitar, desafiei o Bustorff para um jantarito à emigrante.

O Frederico, para além de viver com dois Espanhois, neste momento está a acolher o Valery, um senhor Russo, que se aventurou no fim do Verão em procurar uma vida melhor aqui na Bélgica. Contudo, a sorte nem sempre se encontra ao lado de todos e, por isso, o seu sonho de encontrar uma vida melhor por cá tem-se esvanecido.

Segundo o que fomos apercebendo, através do pouco inglês que fala e da diversa lingua gestual que utiliza, o Valery foi professor de música durante 30 anos, esteve no exército Russo, viveu em diversos lugares na Rússia e queixa-se bastante da corrupção do seu país natal, para além das dificuldades pelas quais muitos Russos passam. Na sua bagagem não se encontram muitos objectos, para além de alguma roupa, encontramos o seu instrumento de trabalho, um piano. Neste caso, um piano transportável e com o qual tenta mostrar os seus dotes musicais, que são muitos, a possíveis empregadores ou somente aos transeuntes que passam na rua.
Pelo o que o Frederico me contou, conheceu o Valery por acaso e convidou-o a participar na banda sonora de uma curta metragem.

Mas retomando o nosso jantar...
Cheguei ao fim da noite encantado pelas aventuras contadas, mas acima de tudo, com uma satisfação pela experiência de partilha, por termos colocado na cara do Valery um grande sorriso e por nos ter transmitido uma enorme sensação gratidão. Pelo menos foi isso que senti quando recebi um grande abraço, mesmo antes de partir para casa.
E foi este pequeno gesto que me levou a deixar aqui esta experiência.



6 comments:

dfrodrig said...

Lindo... é por estes momentos de partilha que não se percebe como há países e fronteiras.

Juana Silva said...

Espero que tenham gostado da refeição!:D e momentos como os que vivestes nesse jantar valem bem a pena!!! Esse senhor é de valor pois hoje em dia poucos os que se aventuram assim pelo risco de ficar a morar na rua!

kiss

Anonymous said...

Lindo piquinhos!Vale muito a pena ajudar aqueles que saindo ou não do seu país, continuam a acreditar e a lutar, apesar das imensas dificuldades.
Efectivamente, é preciso morrer e nascer de novo, semear no pó e voltar a colher, há que ser trigo depois ser restolho, há que penar para aprender a viver...

Beijinhos
Cris

Joana Campos Silva said...

cada pessoa tem uma parte de escuteiro dentro de si, e este é um bom momento escutista :) amei o post *

gpm said...

Corrupção na Mãe Rússia??!!
Calúnias, calúnias!!!!
Ah, malditos!!

Unknown said...

Sorri ao imaginar a conversa...
Sorri ao "ver-te" a sorrir com o abraço final!
Sorri por ti Amigo...
Quando os objectivos são iguais não há mesmo diferenças...
Aprendemos isso no caminho, certo?